Seu Corpo é um Gravador - Porque Yoga Cura Problemas
O seu Corpo é gravador bio-químico. Toda emoção que voce sente, boa ou ruim é gravada não somente na sua mente mas nos seus músculos e ossos. Muita vezes as pessoas fazem terapias psicologicas que usam a conversa como instrumento e embora saibam exatamente do problema que tem ( seja trauma de infancia, ou parar de fumar etc) não conseguem sair dele... Um dos pontos é que esse problema está dentro do seu corpo físico, gravado! e que pode te fazer repetir padrões de comportamento. A prática de Yoga com suas torções, invertidas, respirações variadas, tecnicas de relaxamento etc vai te dar os instrumentos de tirar isso do seu corpo, de modo não violento, no seu tempo, para que essa sensação de bloqueio se desfaça e fique livre o caminho para voce descobrir quem é você.


​Ommm, Coara




"Porque YOGA é Chamada de YOGA? A Linguagem das letras..."
Voce pratica YOGA, certo? Mas porque a palavra YOGA significa Yoga? Porque essas letras???
As letras são muito mais que sons colocados juntos... Elas são simbolos/hieroglifos por si só... 
A palavra YOGA pode ser um bom exemplo...
Ela começa com "Y". "Y" é uma letrinha esquisita... mas... se voce olhar bem ela tem uma dualidade que vem de cima para baixo, duas linhas que se unem em uma... assim como nós... somos lua-sol, Ha-Tha, masculino e feminino, esquerdo-direito, juntos num só corpo humano ( como a parte de baixo da letra Y).
Depois vem a letra "O", ou seja, assim que viemos para esse plano humano nos juntamos a roda de samsara, a roda da vida e morte, das várias encarnações, muitas vezes simbolizada pelo circulo "O".
Se tivermos sorte e trabalharmos muito podemos "sair" desse circulo e nesse caso voce pode escolher ver a letra "G" como um circulo com uma portinha pra fora... Voce saindo desse circulo vicioso para alcançar... A prática de Yoga te ajuda MUITO a sair desse circulo. Tem sido a minha experiencia pessoal. 
Finalmente... A Letra "A" ( Terminando a palavra YOGA) que voce pode escolher vê-la como uma seta que te leva pra cima, voltando a sua fonte. (No "Y" a seta estava pra baixo e no "A" a seta volta pra cima...).
A prática de Yoga nos quer levar de volta pra cima! Para a fonte! De onde viemos antes de nos aventurar por aqui e conhecermos a nossa verdadeira Auspiciosa natureza. Juntos Pra Cima e Além!!! Namaste! Coara

Para a Galera da Pratica de Yoga...
1- Não existem "Linhagens de Yoga"
2- Não existem "Certificadoras de Yoga" 
3- Aviso Para Professores que DESVALORIZAM Yoga porque dão aula de yoga GRATUITA em areas que pessoas podem pagar...


Sei que vai ser polemico, mas ai vai...


1- Ninguem inventou Yoga. Essa ciencia existe há milhares de anos. Mesmo os mais queridos/influentes professores de Yoga basearam suas praticas em textos antigos que ninguem sabe quem escreveu. Se alguem criou "XYZ" Yoga é marketing. Exemplo prático: O Shri K. Pathabi Jois ( que criou sequencias que se convencionaram chamar de Ashtanga), responde a pergunta o que é Yoga, recitando os Yoga Sutras de Patanjali. A Fonte de todas as linhagens é a mesma: os livros sagrados tipo Yoga Sutras de Patanjali e Hatha Yoga Pradipika. Vai na fonte!!


2- Não existem Certificadoras de Yoga! Nenhuma empresa tem o poder constitucional de certificar de nada de Yoga. Ninguém detêm o poder sobre o Yoga, Mesmo a Aliança de Yoga Americana (a mais famosa certificadora) fala no seu site que não certifica nada, ela é apenas um "registry" ( uma listinha). Tem um cara circulando ai como Presidente do "Conselho Mundial da Yoga" se colocando como uma autoridade... essa autoridade que nao tem fundamento. Eu e voce, que está lendo isso, podemos abrir a "Confederação Intergalática de Yoga" e tomar conta do Yoga no Universo!!! ( sim, isso é uma piada, pra quem não entendeu). Como procurar um Curso de Instrutores em Yoga? Conversa com as pessoas responsáveis e tire as suas conclusões se o Curso é bom pra você. Simples assim. 


3- Vários professores de Yoga estão dando aulas de Yoga regulares GRATUITAMENTE em lugares da Zona Sul do Rio para pessoas que podem pagar... Nao falo de trabalhos lindos em comunidades carentes como Rocinha e Maré. Mas sim, de instrutores que DESVALORIZAM Yoga tratando como algo trivial. Você já viu um dentista oferecer um tratamento de Canal gratuito? Você ja viu uma confecção famosa oferecer um biquini experimental gratuito? Voce já viu uma pizzaria famosa oferecer uma pizza experimental gratuita? O respeito da pratica de Yoga tem que vir dos proprios instrutores, aulas gratuitas para pessoas abastadas de NADA acrescentam a isso.


Iphonasana, Cuidado!
Hora de Cuidar da sua Cervical

Se voce como eu adora tecnologia, voce sabe que existe agora uma geração de corcundas de tanto ver os celulares, essa inclinada do pescoço para baixo eu chamo de Iphonasana (outros chamam de galaxyasana etc) em que voce faz um angulo muito perigoso ( veja a foto) com a cabeça em que faz que não haja própria oxigenação ou mesmo, se voce acreditar, o envio de prana para o cerebro.
O cerebro comanda os movimentos e muitas outras coisas. Conheci uma pessoa que teve problemas de movimentar as pernas e depois de elevar mais a cabeça o problema cessou.
Portanto alem disso há tambem um distanciamento das pessoas, que passam a não se olhar nos olhos. Voce pode ver pessoas sentadas em mesas em todos lugares e todos estão de olho no celular. Muito chato isso.
Logo, o que proponho é em primeiro lugar ficarmos mais conscientes da cervical mais erguida no dia a dia e nos aparelhos celulares e depois aproveitarmos mais mas pessoas ao nosso redor. Existe uma geração de corcundas andando pela cidade... Sai dessa.

BLOG DO COARA

Sou Coaracy Nunes Neto ( me chamam de Coara...), diretor do The Museum of Yoga, adoro conversar sobre Yoga e abaixo alguns textos meus sobre Yoga. Lembrando que aqui no The Museum of Yoga temos varias atividades alem das aulas regulares de Yoga:
- Temos um Curso de Formação em Yoga que existe há mais de 10 anos onde alunos formados hoje dão aulas de Yoga no Brasil e no mundo. ( mais info por email themuseumofyoga@gmail.com)

- Temos uma sala de terapias no  Studio da Gavea com diversas técnicas.
- Temos mais 100 atividades de Yoga por ano que incluem workshops de instrutores nacionais e internacionais, leituras guiadas de textos importantes sobre Yoga, laboratórios de Yoga, Kirtans ( canto de mantras) e voce pode participar.